Seja bem-vindo
São José dos Campos,24/02/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Fabi Vieira

    O óbvio precisa ser dito

    O óbvio precisa ser dito

    Fonte: EmpreendaVale
    O óbvio precisa ser dito

    O óbvio precisa ser dito


    Hoje quero compartilhar uma reflexão sobre o óbvio. Isso mesmo o óbvio.

    O que é o óbvio para você? Será que é assim tão óbvio para mim? Ou para o seu vizinho, amigo, parente, colega de trabalho, parceiro de vida... 

    O óbvio é um grande vilão quando o assunto é comunicação e relações de modo geral, afinal, o óbvio para mim nem sempre é assim tão óbvio para o outro.

    Quando o assunto é comunicação ou expectativa de resposta não podemos pressupor que o outro entenda ou interprete do mesmo modo que nós, por presumirmos que é naturalmente óbvio. 

    Vivemos em uma sociedade dinâmica, rápida, cada vez mais diversificada, informada, fluída ou parafraseando o, sociólogo polonês, Zygmund Bauman, vivemos uma “Modernidade Líquida” onde as relações estão cada vez mais fugazes e maleáveis assim como os líquidos e, sendo essa a nossa realidade o óbvio deixa de ser assim tão óbvio.

    Tudo é relativo! As interpretações, sentimentos e experiências, em especial, quando consideramos as diferentes perspectivas.

    A necessidade pela empatia grita, a urgência pela escuta ativa urge (tema do meu último artigo) e a comunicação assertiva é uma preocupação cada dia mais presente dentro das empresas.

    O óbvio é um dos grandes causadores dos ruídos de comunicação porque é uma interpretação do que acreditamos, das crenças que carregamos e das experiências que vivemos. 

    O óbvio gera expectativas. Expectativas de ação e reação e, consequentemente, traz muitas frustrações e decepções.

    Portanto, fale sobre o seu óbvio e se disponha a entender o óbvio do outro.

    Um forte Abraço.

    Fabi Vieira.




    COMENTÁRIOS

    Excelente reflexão, excelente texto. 👏🏻👏🏻

    Muitos mal-entendidos, de fato, surgem desse desencontro de informação.

    ¨Não existe nada absoluto, tudo é relativo. Por isso devemos julgar de acordo com as circunstâncias.¨Dalai LamaAcredito que para se chegar a um certo objetivo, é muito mais fácil explorar o óbvio, para ter uma base inovadora de qual caminho a seguir.Gratidão pela reflexão!!Jocelly

    Muito bom texto e muito conectado com o que vc escreveu semana passada.Saber ouvir e saber falar o que realmente deseja de forma clara, deveria ser essencial em um sociedade!!!!

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.