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São José dos Campos,24/02/2024

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    Aline Zarzur

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O SEGREDO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS E O SUCESSO

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O SEGREDO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS E O SUCESSO

    Fonte: EmpreendaVale - Imagem gerada por IA
    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O SEGREDO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS E O SUCESSO

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O SEGREDO PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS E O SUCESSO


    Muito se fala em “Inteligência Emocional”, mas você sabe o que significa? Inteligência

    Emocional não é um termo novo e podemos defini-la como a capacidade de reconhecer e

    entender emoções, combinando o manejo e gerenciamento desses sentimentos. Utiliza-se a

    emoção certa, na intensidade e momento adequados. Ao contrário do que se pensa, ter

    inteligência emocional não é não sentir emoções; é senti-las e utilizá-las a seu favor. Evidências

    mostram ligação direta entre inteligência emocional e aspectos da carreira. Estudos provam

    sua relação com sucesso profissional, desempenho no trabalho e saúde mental mais forte. O

    alto nível de inteligência emocional não beneficia apenas a vida profissional, mas todos os

    outros aspectos. Entender e gerenciar emoções gera maior positividade, compreensão dos

    outros e melhora na comunicação e solução de problemas.

    As competências de IE (Inteligência Emocional) podem ser aprendidas e desenvolvidas por

    meio de treinamentos e estudos. Essas habilidades são bases de organizações de excelência

    que entenderam que isso aumenta resultado, lucro e produtividade de empresas. Essas

    grandes instituições reconhecem a importância da inteligência emocional em períodos

    incertos, para atrair e reter talentos. As grandes empresas entenderam que com a inteligência

    emocional podem lucrar mais e alcançar métricas antes do esperado. Isso porque os

    colaboradores emocionalmente inteligentes aumentam satisfação no trabalho, influenciam

    produtividade, relacionamentos e desempenho.

    Além dos benefícios na carreira e ambiente de trabalho, a Inteligência Emocional é

    fundamental para construção de equipes coesas e produtivas. Pessoas emocionalmente

    inteligentes são empáticas, compreendem necessidades e motivações dos pares, tem boa

    resolução de conflitos, promovendo clima organizacional positivo.

    Outro aspecto importante é o impacto da Inteligência Emocional na tomada de decisões. Em

    um mundo corporativo dinâmico e complexo, compreender as próprias emoções e as dos

    outros é essencial para decisões ponderadas e alinhadas com objetivos da empresa. Regular as

    emoções evita decisões impulsivas sob pressão, garantindo escolhas racionais e eficazes. Um

    executivo emocionalmente desenvolvido deixa de ser apenas chefe e se torna líder. A

    inteligência emocional é importante na liderança pois aprimora autoconsciência,

    responsabilidade, comunicação e constrói relacionamentos de confiança, permitindo enfrentar

    desafios com eficácia.

    A jornada para sucesso inicia com consciência de si mesmo. Desenvolver habilidades de

    inteligência emocional permite entender a si mesmo e aos outros, facilitando resolução de

    problemas e atingimento de objetivos. A solução para problemas, saídas não encontradas e

    sucesso desejado, muitas vezes está dentro de cada indivíduo. Basta querer e basta uma

    atitude. E você ? Já pensou em desenvolver a sua inteligência emocional?



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