Seja bem-vindo
São José dos Campos,17/04/2024

    • A +
    • A -

    Artigo – Qual o primeiro passo para me desenvolver enquanto empreendedor?

    Fonte: sp.agenciasebrae.com.br
    Artigo – Qual o primeiro passo para me desenvolver enquanto empreendedor?

    Rafael Souza é consultor de negócios no escritório regional do Sebrae-SP em São José dos Campos (Foto: Arquivo Pessoal)

    Se você não entende de pessoas, jamais entenderá de negócios, e a primeira pessoa que precisa entender é você mesmo.


    Se você não possui autoconhecimento, com certeza, se te perguntassem há 15 anos atrás se você seria capaz de fazer tudo que faz hoje, você ficaria na dúvida ou até responderia que seria impossível. Mas por quê?


    Porque as principais mudanças e evoluções acontecem em situações adversas que enfrentamos. Mesmo quando perde ou dá errado, você ganha quando enfrenta.


    Ganha porque você descobre seus limites, onde ainda necessita melhorar ou precisa arriscar de forma mais cadenciada. Descobre também novas habilidades que nem imaginava ter e ganha confiança para fazer mais coisas novas.


    Mas, para esta coragem de enfrentar a zona de conforto acontecer, você precisa ter seu propósito muito claro e metas bem definidas para ser uma pessoa resiliente e disciplinada.


    Nesta altura, você entende que realmente dinheiro não é propósito e não traz felicidade, mas sim o contrário. Atuar com o seu propósito que traz felicidade e dinheiro (se você quiser).


    Agora, talvez, você pode estar se perguntando: “mas o que exatamente devo buscar de autoconhecimento além de descobrir o meu propósito?”


    Não existe receita de bolo como resposta a esta pergunta, mas os ingredientes abaixo podem ajudar nesta jornada de autoconhecimento:



    • Fazer testes que te ajudem a entender seu perfil comportamental e buscar apoio de terapeutas e profissionais que lidam com este tema;

    • Identificar e entender o quê e o porquês de suas qualidades, pontos a melhorar, traumas e gatilhos mentais para sentimentos como alegria, tristeza, medo e raiva;

    • Refletir sobre sua autorresponsabilidade em relação aos seus resultados atuais, sem culpar ninguém e sem se prender ao passado;

    • Pensar em como fazer uma “limonada” com os diversos “limões” que a vida te dá, afinal, ser empreendedor significa explorar as oportunidades que estão disfarçadas de “problemas”;

    • Ter plena consciência de que demonstrar vulnerabilidade e pedir apoio quando precisar não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, é sinal de força por ter certeza que nenhuma crítica pode abalar a sua confiança.


    Sua alta performance depende primeiro de tudo de seu autoconhecimento e do seu autodesenvolvimento. Um negócio é reflexo de seu líder, então, quanto mais você melhorar como pessoa e profissional, maiores serão as chances do seu negócio melhorar também.


    Conte com o apoio do Sebrae nesta jornada de autoconhecimento e autodesenvolvimento, conheça o seminário Empretec e alcance resultados extraordinários.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.